Partimos para a Baja TT Vindimas do Alentejo na qualidade de Campeões Nacionais de Todo-o-Terreno. Antes da prova, pairavam no ar dúvidas em relação à forma como a nova estrutura ia levar a cabo uma prova desta envergadura e sendo a abertura inaugural do Campeonato Português de Todo-o-Terreno (CPTT) estaria à altura de a organizar sem problemas? Decidimos avançar com a inscrição, cientes de que íamos encontrar uma forte concorrência dos nossos adversários, igualmente com boas viaturas. Previa-se uma Baja muito rápida pelas bonitas planícies alentejanas da região de Beja e o facto de ser num trajecto novo e desconhecido para todos os pilotos era motivo de confiança para a nossa equipa pois, assim, sairíamos todos em pé de igualdade.
Partimos motivados para a defesa do título e com a realização de um bom prólogo, logo nos colocávamos nos primeiros lugares. O prólogo já espelhava em parte a rapidez que se faziam prever dos sectores selectivos. Era muito rápido e com imensos topos cegos que requeriam uma condução rápida, mas cuidada, mas que foi do agrado de todos os pilotos, inclusive do nosso.
Arrancamos para o SS1 numa boa posição para atacar os primeiros lugares e conseguimos mesmo impor um andamento fortíssimo que nos permitiu chegar ao final na frente da caravana do CPTT. Foi um SS1 perfeito, sem falhas e que nos permitiu tirar mais algumas conclusões do ritmo que era preciso impor para levar de vencidos os nossos adversários. Foi uma luta intensa durante os 151 kms do SS1 com pistas bem marcadas e sempre muito rápidas. Quando chegamos ao final, comentamos um com o outro: “isto assim é andar muito e arriscar imenso. Andamos em modo: Extreme Full Attack”. Felizmente tudo correu bem e a estratégia delineada tinha sido cumprida na íntegra, pois partimos para o SS2 (no dia seguinte) na frente da prova.
No SS2, e logo com a desistência precoce do nosso adversário directo, a toada poderia ser outra, mas queríamos contudo vencer o ponto extra do sector selectivo e desse modo fomos vence-lo no final. Foi sem dúvida uma boa “colheita” nesta Baja TT Vindimas do Alentejo pois trouxemos quase a pontuação máxima (excepto o ponto do prólogo).
A primeira prova do CPTT foi sem dúvida uma agradável surpresa para a nossa equipa e para quase todos os pilotos. A nossa vitória assentou como uma luva no seio da equipa e com esse resultado abrimos da melhor forma a temporada 2020 do CPTT.
Na nossa opinião, o CPKA fez um grande trabalho, quer a nível promocional, quer a nível organizativo da prova. Soube unir esforços com a SAR Motorismo que trouxe, entre outros detalhes organizativos, toda a sua experiência na marcação dos percursos.
No que diz respeito ao centro nevrálgico da prova, fizeram uma excelente escolha com o esquema a ser montado no Parque de Feiras e Exposições de Beja. Este sítio para além das excelentes condições físicas oferece um espaço grande para montar toda a estrutura, que uma prova destas necessita.
O CPKA ao reunir os parceiros essenciais, para organizar esta prova de excelência colocou-a numa fasquia bem alta em relação às outras organizações do CPTT.
Parabéns CPKA, venha 2021 e que seja ainda melhor!
Texto: Tiago Reis, Vencedores da Baja TT Vindimas do Alentejo