Foi com orgulho que aceitei o convite do CPKA para ser novamente o embaixador do Rally de Lisboa em 2022, após o sucesso da primeira edição do evento, que fez parte integrante da “Lisboa 2021 Capital Europeia do Desporto”.
Todas as equipas, pilotos e de um modo geral os adeptos ansiavam por uma prova perto da capital e nada melhor que usufruir da Zona Oriental de Lisboa, na emblemática “Expo” para efetuar a base do Rally com o pódio, parque fechado, parque de assistências localizados junto à Torre Vasco da Gama.
O ambiente vivido na prova de 2021 mostrou uma enorme envolvência entre o público, as equipas concorrentes e a organização, em todos os itinerários que envolveram a Capital e as autarquias a norte de Lisboa.
A par de uma lista de inscritos recheada de boas máquinas e pilotos a participação especial do carismático vencedor de cinco edições do Rally de Portugal, o Finlandês Markku Alen, como carro 0, projetou o nome do Rally de Lisboa para os quatro cantos do mundo, atraindo ainda mais espetadores às classificativas.
O rally primou pela inovação quer na escolha dos percursos de forma a ir ao encontro do que os participantes tanto ambicionavam, classificativas novas de grande interesse desportivo e competitivo, quer pela diversificação das características das classificativas, sendo possível encontrar especiais similares ao Rally de Monte Carlo (Arruda dos Vinhos, Alenquer, Montejunto) como especiais similares a Sintra (Oeste de Portugal) ou das vinhas do Rally da Alemanha (Vinhos de Lisboa), sem esquecer a Super Especial da Alta de Lisboa, bem perto do centro da Capital que aglomerou imenso público.
Desta forma, as autarquias aproveitaram para promover o turismo das suas belas regiões, com enorme enquadramento paisagístico que têm muito para oferecer “mesmo aqui” às portas da Capital, pois a divulgação e o importante retorno da prova foi uma mais-valia para os participantes e patrocinadores, valorizando todo o trabalho desenvolvido pela organização do CPKA ao longo de dois anos.
Em 2022 as alterações previstas, têm a ambição de elevar a prova para patamares ainda mais superiores, pois a organização em conjunto com as autarquias possuem alternativas em termos de maiores traçados para a prova integrar o Campeonato de Portugal de Ralis, contando para este efeito com o apoio e empenho de pessoas que têm uma enorme experiência nesta modalidade.
Uma super especial num local emblemático da cidade de Lisboa, com acompanhamento televisivo, é uma das ambições para 2022, mas que passa essencialmente pela resposta positiva dos patrocinadores.
Saudações desportivas,
Rui Madeira