Uma excelente noticia para os amantes dos desportos motorizados na região. O Rali vai voltar à Serra do Montejunto já no próximo ano. Desta vez será em formato “Rali de Lisboa”. A notícia foi avançada por Rui Madeira, embaixador desta prova que o Clube de Promoção de Karting e Automobilismo vai colocar de pé em 2021.
É nem mais nem menos que o regresso dos ralis para a região da grande Lisboa. E o destaque vai mesmo para a confirmação do regresso do mítico troço de Montejunto aos ralis. Rui Madeira afirma: “É uma prova que procura preencher uma lacuna que existe no automobilismo, a de não haver uma prova desta natureza que saia da capital do País”. Refira-se que o rali de Lisboa vai ter como pontos de partida e de chegada o Altice Arena.
Esta prova vai percorrer os concelhos de Lisboa, Arruda dos Vinhos, Mafra, Alenquer e Cadaval. Rui Madeira destaca mesmo o, e citamos, “mítico troço do Montejunto”. O antigo piloto acrescenta: “Depois de termos percorrido as classificativas já seleccionadas, a do Montejunto acaba até por ser a menos interessante do ponto de vista técnico, apesar de ser um troço mítico dos ralis”.
Ainda que do ponto de vista “profissional” possa não ser a classificativa mais relevante para os desafios que se colocam aos pilotos, a verdade é que já se adivinham as romarias ao Montejunto. Vêm-nos à memória os anos 80 e 90 do século passado, quando os “bólides” roncavam serra acima partindo de Abrigada em direcção a Pragança, já no Concelho do Cadaval.
A estrada fechava às 3 da manhã e obrigava milhares de entusiastas a passar a noite na Serra. Era a corrida para os melhores locais que pudessem assegurar uma vista privilegiada do, na altura, Rali de Portugal. Agora chamar-se-á Rali de Lisboa, mas o que verdadeiramente conta são as emoções ligadas à prova em si. Venha 2021.
Texto: Fundamental-diario.pt