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Humberto Vairinhos apresenta o Rally de Lisboa

O CPKA – Clube de Promoção de Karting e Automobilismo, depois de ter organizado em fevereiro a Baja TT Vindimas do Alentejo a primeira prova do Campeonato de Portugal de Todo o Terreno 2020 com enorme sucesso, passará agora também a organizar ralis ao levar para a estrada o Rally de Lisboa 2021, prova candidata ao Campeonato de Portugal de Ralis, evento este, que o CPKA sempre pretendeu organizar em Lisboa, onde está sediado na freguesia do Lumiar, propósito que aumentou quando aceitou o desafio para trazer de volta o automobilismo à capital de Portugal.

Neste sentido, o CPKA trabalha há mais de um ano nesta nova prova, que terá lugar em 2021 em data, que em devido tempo, será concertada com a Federação Portuguesa de Automobilismo e Karting e a Câmara Municipal de Lisboa, que no próximo ano será “Lisboa Capital Europeia do Desporto 2021”.

O Rally de Lisboa será disputado na estrada durante dois dias, sábado e domingo, nos concelhos de Lisboa, Loures, Mafra, Vila Franca de Xira, Arruda dos Vinhos, Alenquer e Cadaval, municípios todos a norte de lisboa, numa vasta área entre a A8 e a A1, em estradas com paisagens deslumbrantes, onde as fantásticas vinhas dão uma cor especial a grande parte do traçado da prova.

Sendo que a sexta-feira, está reservada para o Shakedown, Verificações Documentais e Técnicas, bem como a Apresentação Pública das Equipas no Parque das Nações, local onde ficará montado o Centro Operacional, Pódio, Parque Fechado e de Assistência.

A estrutura da prova tem um itinerário com cerca de 350 km e 10 Provas Especiais de Classificação em asfalto com 93,44 km, onde se destaca uma Prova Especial de Classificação em Lisboa, na Alta de Lisboa e a famosa classificativa de Montejunto, que é sem qualquer dúvida, é uma das mais famosas e carismáticas de Portugal.

Relativamente ás restantes Provas Especiais de Classificação, deve-se realçar, que são uma autêntica novidade e estreia, o que é sempre muito positivo para a modalidade. Em termos técnicos, estas alternam entre zonas sinuosas e zonas rápidas seguidas de ganchos, com variedade de ritmos, em que os pisos, vão desde o asfalto abrasivo ao mais escorregadio e que podem tornar este rali numa grande surpresa e um difícil desafio para todos os pilotos devido à enorme diversidade e características das classificativas.

Assim este rally é uma realidade para o próximo ano na grande Lisboa… e a maior surpresa é um mini teste com uma “Prova Extra” ainda em 2020, para afinar e olear toda a máquina organizativa, visto que tudo está pronto para ir para a estrada.

Os dados estão lançados, o CPKA está a postos assim como os seus parceiros e patrocinadores também o estão, e apenas se espera a aprovação do regulamento particular da parte da FPAK…

Humberto Vairinhos Silva

Presidente do CPKA